domingo, 6 de novembro de 2011

O que é o Construtivismo na educação?

  Construtivismo é uma corrente teórica que diz que a inteligência humana se desenvolve tendo o processo da aprendizagem como o resultado de uma interação do homem com o meio físico e social. De acordo com essa teoria o homem não nasce inteligente e não é passivo sob a influência do meio, ele constrói seu próprio conhecimento num processo dinâmico respondendo aos estímulos externos e agindo sobre eles, isto é, o conhecimento é uma reformulação de saberes anteriores, uma substituição de conceitos por outros.
  Portanto, nenhum conhecimento é dado porque ele não está pronto. O construtivismo vai de encontro ao sistema educacional que tem como ideologia transmitir de forma repetitiva o que já está "acabado", que vê o conhecimento como um "prato feito". A educação deve ser vista como um processo de construção no qual alunos e professores devem interagir com o meio cultural onde estão inseridos, retirando seus conhecimentos prévios e reformulando-os.
  O construtivismo é, entre as teorias da aprendizagem, uma das mais aceitas pelos educadores e é baseada principalmente nos estudos sobre a construção do conhecimento na Epistemologia genética do suíço Jean Piaget.



 MITOS E VERDADES SOBRE O CONSTRUTIVISMO:

1) Jean Piaget foi o criador do construtivismo.

 Mito. Jean Piaget NÃO foi o criador do construtivismo. Na verdade, outros teóricos, como por exemplo Emília Ferreiro, usaram os estudos de Piaget sobre o funcionamento da inteligência e a construção do conhecimento para formular propostas pedagógicas construtivistas.

2) Já que constrói seu próprio conhecimento o aluno fica solto, o professor não ensina e não interfere no processo de aprendizagem do aluno sendo apenas um observador?

Isso é um equívoco! O professor construtivista não vai dar a resposta pronta e nem ensinar de uma forma padronizada, ele  vai agir como um mediador entre o aluno e o problema, estimulando a resolução deste aumentando a capacidade de raciocínio da criança e consequentemente a interação entre professor e aluno.


3) O professor construtivista não ensina a tabuada?

Outro equívoco. No construtivismo, o uso de livros didáticos é ignorado porque a maioria deles mostra o conhecimento de uma forma sequencial e rígida, o que faz com que o aluno somente memorize aquele conhecimento. No caso da tabuada a memorização é necessária para que o aluno desenvolva os cálculos mentais. Portanto, a tabuada é usada SIM, mas como uma forma de ajudar o aluno a desenvolver esses cálculos e só depois dele ter compreendido o significado das operações matemáticas.


Querem saber onde o construtivismo começou? Veja nossas próximas postagens.




Referências:
 http://www.ufpa.br/eduquim/construtquestoes.htm
http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100011&script=sci_arttext
http://www.profala.com/artpsico85.htm
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo, EPU, p.75-77, 1986.

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