domingo, 6 de novembro de 2011

Vamos levar essas teorias para o mundo do ensino?

De acordo com  Piaget:


               " O ensino tem que procurar desenvolver a inteligência e priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social." (MIZUKAMI, 1986).

"O papel do aluno nesta teoria deve ser ativo, fazendo por sua vez, observações, investigações, experimentações, comparando, relacionando e argumentando para que sua aprendizagem seja significativa." (MIZUKAMI, 1986).

"O aprendizado é individual e será construído a partir das estruturas mentais que o sujeito possui."  (GOMES, 2002).

"O professor deve ser um provocador e investigador do processo de construção de aprendizagem em sala de aula." (ROWELL, 1989 apud MORTIMER e CARVALHO, 1996).

De acordo com Bruner:


"O professor deve estimular no aluno uma auto- percepção de competência." (GONÇALVES,1993).


"A aprendizagem é algo que o aluno faz com que aconteça ao manejar a informação (os estímulos)."
(GONÇALVES,1993).

"O professor deve esclarecer os objetivos das tarefas de aprendizagem." (GONÇALVES,1993).


"A aprendizagem acontece devido à ação do sujeito sobre o meio e não devido a influência do meio."
(GONÇALVES,1993).


Referências:
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo, EPU, p.75-77, 1986.
GOMES, Henriette F. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [S.l.]: São Paulo, Martins Fontes, 1989. p. 97.
MORTIMER, Eduardo Fleury; CARVALHO, Anna M. Pessoa de. Referenciais teóricos para análise do ensino de ciências. Cad. Pesq. São Paulo, n. 96 p. 6-7, fev. 1996.
Caricaturas de Jean Piaget:   http://www.google.com.br/imgres?q=caricatura+de+piaget&um=1&hl=pt-BR&biw=1366&bih=575&tbm=isch&tbnid=Ebn_2zD0SBGXhM:&imgrefurl=http://novacharges.wordpress.com/category/caricaa
GONÇALVES, Suzana. Coletânea de textos teorias da aprendizagem, práticas de ensino: contributos para formação de professores. Coimbra, 1993.


2 comentários:

  1. Adorei o blog!
    Informações boas e preciosas!
    Se todos os professores assim pensassem....

    ResponderExcluir
  2. Selecionar tudo que é de bom para o desenvolvimento da educação...é coisa de mente feita para o futuro!!! Parabéns meninas! em especial para Monica Lima!

    ResponderExcluir