domingo, 6 de novembro de 2011

O professor construtivista e a prática da teoria na escola

   O método construtivista propõe que o aluno paticipe de forma ativa do seu aprendizado, através da experimentação, dos trabalhos em grupo, do estímulo à dúvida e do desenvolvimento do raciocínio. Desse modo, o professor construtivista deve ser primeiramente um observador, para que com essa análise inicial ele conheça os interesses e os conhecimentos prévios do seu aluno e a partir daí procurar mostrar elementos e criar situações para que o  aluno construa o próprio conhecimento, cada vez mais complexo e estável.O professor deve respeitar a individualidade do aluno e ser um orientador. Deve estimular o desenvolvimento intelectual do aluno, sem fórmulas, incentivá-lo a fazer suas próprias escolhas, de modo que este se torne livre e compreenda melhor o mundo onde vive. É um conhecimento qualitativo, já que o aluno compreende a natureza do conhecimento que está aprendendo na escola.

Conheça mais sobre o construtivismo, uma das pedagogias mais presentes nas escolas brasileiras:






Referências:
http://www.fae.unicamp.br/cempem/lapemmec/cursos/el654/2001/sergio_sidney_e_carlo_magnus/EL654/pagina/Construtivismo.htm
 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100011&script=sci_arttext
 http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N1/2artigo.htm
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo, EPU, p.75-77, 1986.

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