quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Importantes autores:




Kurt Lewin


       Sugeriu o contrario dos behavioristas: o comportamento humano não é condicionado a situações que este viveu no passado, mas pelos eventos que existem no momento em que o comportamento ocorre. (CARAVIERI, et al).
Conforme Bergamini (2006) Lewin trouxe uma especial contribuição na sistematização do estudo acerca da motivação, ao passo que busca uma associação coordenada no que diz respeito aos efeitos do passado na questão do comportamento do presente. Dedicou-se às áreas de processos sociais, motivação e personalidade, aplicou os princípios da psicologia da Gestalt.

   Para Kurt Lewin "O comportamento é produto de um campo de determinantes interdependentes (conhecidos como "espaço de vida" ou " campo social" ). As características estruturais dessa campo são representadas por conceitos extraídos da topologia e da teoria de conjuntos e as características dinâmicas são representadas através de conceitos de forças psicológicas e sociais" (Zander, 1967)


 David Ausubel
         
               David Ausubel dizia que o principal no processo de ensino é que a aprendizagem seja significativa e que quando o material a ser  aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que ele chamou de aprendizagem mecânica.
Segundo este autor para haver aprendizagem significativa é preciso duas condições: 
1)o aluno precisa ter uma disposição para aprende, quando não há essa disposição a aprendizagem é mecânica.
2) o material a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo: ele tem que ser logicamente e psicologicamente significativo: o significado lógido depende somente da natureza do material, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos materiais que têm significado ou não para si próprio.

 "O aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva." (Ausubel et al., 1978, p. 159)"


 Lev Vygotsky


 
Sua teoria chamada historico-cultural constitui-se uma vertente da psicologia que se desenvolvia na União Soviética nas décadas iniciais do século XX, e teve o psicólogo Lev Vygotsky como o fundador. Ele dizia que as funções psíquicas humanas, antes de se tornarem internas ao indivíduo, precisam ser vivenciadas nas relações entre as pessoas: não se desenvolvem espontaneamente, não existem no indivíduo como uma potencialidade, mas são experimentadas inicialmente sob a forma de atividade interpsíquica (entre pessoas) antes de assumirem a forma de atividade intrapsíquica (dentro da pessoa).
Ao estudar as formas do desenvolvimento das funções como a linguagem, o cálculo, o pensamento, a memória, o controle da conduta. Vygotsky percebeu que para avaliar esse desenvolvimento, utilizava-se apenas aquilo que a criança era capaz de fazer de forma independente, sem ajuda de outros. Então chamou de nível ou zonas de desenvolvimento real, uma vez que expressa o nível de desenvolvimento psíquico já alcançado pela criança. No entanto percebeu a existência de outro indicador que precisava ser necessariamente considerado ao lado do desenvolvimento real já alcançado pela criança. Esse outro indicador foi chamado nível ou zona de desenvolvimento próximo e se manifesta por aquilo que a criança ainda não é capaz de fazer sozinha, mas já é capaz de fazer em colaboração com um parceiro mais experiente. (CARRARA, 2004).

Referências:
GONÇALVES, Suzana. Coletânea de textos teorias da aprendizagem, práticas de ensino: contributos para formação de professores. Coimbra, 1993.
CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
CUNHA, Marcus Vinicius da. Psicologia da Educação.4.ed.Rio de Janeiro: Lamparina, p.58-84, 2008.
GOMES, Henriette F. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [S.l.]: São Paulo, Martins Fontes, 1989. p. 97.
MIZUCAMI, Maria da Graça N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo, EPU, p.75-77, 1986.
MORTIMER, Eduardo Fleury; CARVALHO, Anna M. Pessoa de. Referenciais teóricos para análise do ensino de ciências. Cad. Pesq. São Paulo, n. 96 p. 6-7, fev. 1996.
REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis-RJ. Vozes,1995.


Links para download de alguns livros relacionados:*

2 comentários: